A Força Nacional de Segurança Pública foi enviada a quatro regiões do Pará para apoiar a undação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), garantindo a segurança e a ordem pública por 90 dias.
A ação, que abrange Tailândia, Tomé-Açu, Acará e a Terra Indígena Ituna-Itatá, será coordenada pela Polícia Federal e órgãos estaduais, inserida no Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas).
Ataque
Na Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, indígenas do povo Parakanã relataram um novo ataque armado . Segundo eles, no último sábado, 24,, pistoleiros fortemente armados dispararam contra os moradores, mas ninguém ficou ferido. Este é o sexto ataque em seis meses na região.
Imagens feitas pelos próprios indígenas mostram a presença de agentes da Força Nacional de Segurança Pública e da Funai no local. Os moradores afirmam que os atiradores usavam metralhadoras e armas de grosso calibre, e seriam contratados por invasores da terra indígena.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou que a Força Nacional está atuando na região em apoio à Funai e que equipes foram enviadas às proximidades das aldeias Caré (ou Cacaueira) e Tekatawa para apurar a denúncia. No entanto, o órgão informou que nenhum invasor foi encontrado durante a operação
.